sábado, 14 de agosto de 2010

Terapia Ocupacional na Reabilitação Física - Breve Resumo.

A T.O como campo de conhecimento e intervenção em saúde, tem como objetivo principal atingir o potencial funcional e ocupacional ao maximo do indivíduo, proporcionando-o autonomia e independencia em seu cotidiano.
Na reabilitação fisica, o T.O tem como foco "habilitar" e "reabilitar" individuos que tenham algum tipo de limitação/deficiencia na realização de suas atividades, independentes se essa forem de ordem congenita ou adquirida.
Para as intervenções o T.O conta com diversos recirsos como por exemplo as atividades ludica, expressivas, plasticas, a tecnologia assistiva (TA) com as adaptações; tambem tem como abordagem a adequação postural para usuarios de cadeira de roda, treino de AVD e AVP, avaliações de desempenhos fisico, cognitivo e social, estimulãçao sensorial, prescrição e confecção de órteses assim como a prescrição de cadeiras de roda.
O T.O atua em diferentes patologias como por exemplo nos casos de AVE, Lesão medular, amputação, malformação congenita, paralisia cerebral, TCE entre outras.

O T.O deve sempre elaborar um plano de tratamento onde tenha todas as informações do paciente assim como a proposta terapeutica. Este plano deve ser apresentado à equipe que atua juntamente com o terapeuta para que possam ser esclarecidas todas as duvidas em relação a atitude terapeutica.

Durante as intervenções é fundamental que o terapeuta ocupacional fique atento as manifestações emocionais do individuo, tratando sempre CORPO+MENTE, sempre buscando a promoção da qualidade de vida, autonomia e independencia.

Também é ação do T.O dar o suporte familiar em relação as duvidas que possam surgir, assim como orientações para a vida fora do ambiente hospitalat deste paciente.


Dra. Érika Cristina Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br