quarta-feira, 14 de outubro de 2009

13 de outubro - Dia de LUTA para a TERAPIA OCUPACIONAL?!


13 de Outubro dia de Luta para a Terapia Ocupacional ou deveria ser um dia para entregarmos panfletos em praça pública, ou na avenida mais movimentada da cidade, para alfabetizados e analfabetos, explicando o que capacidade funcional, A.V.D. ou desempenho ocupacional.
Ou melhor, poderíamos fazer testes de memória ou de depressão no meio da praça, para qualquer desempregado, órfão, mendigos ou promotores, médicos e empresários que por ali passarem.
Poderíamos colocar outdoors, outbus, propaganda em horário nobre da nossa digna TV, ou ainda mandar email para autores de novelas para criarem personagens terapeutas ocupacionais brancas, ricas e com um consultório de integração sensorial na zona sul do Rio de Janeiro.
A Terapia ocupacional, não precisa de falsa visibilidade. Como entrevistas no Jornal Nacional ou no Programa do Jô, que alienam nossas vidas todos os dias. A população brasileira precisa de Terapia ocupacional e se sua contribuição no SUS, é dessa luta que devemos hoje fazer. Assembléias, paralisações, greves, manifestações, ocupações, em praças públicas e avenidas. Atos públicos aos gestores de saúde pública de todo o país que devemos olhar nesse dia 13 de Outubro. É cobrando Terapia Ocupacional em todos os níveis de atenção, a todos os brasileiros, em todas as cidades, que vamos conseguir algo, no mínimo digno para a profissão e qualquer que seja o brasileiro.
O que associações, sindicatos, conselhos a final pensam que serve esse dia 13 de Outubro? E o 2 de Março? E 24 de Novembro? E o 55 de Plutão? Vamos unir-vos, estudantes, profissionais, usuários, para construção e efetiva implementação da saúde no Brasil. Vamos fazer e construir Práxis.
Não sou vidente mais tenho certeza que sozinhos, terapeutas ocupacionais, nas praças e Avenidas, não vamos conseguir chegar em canto nenhum. Por isso João Cabral de Melo Neto, um poeta que afirma que um poema é feito de suor e trabalho, tem a mais sóbria razão quando diz que " um galo sozinho não tece uma manhã".




Por Carlos Nobre, estudante de Terapia ocupacional da UFPE

DATO-UFPE
Gestão-Povocando Transformações
DCE UFPE-Levante e Cante-Pois o grito já não basta
 


Pois é colegas, quando li este texto...imediatamente decidi mandar um e-mail ao Carlos solicitando autorização para publicar.

Pois acredito que se somente alguns profissionais "derem a  cara a tapa"...não conseguiremos ir longe....
Temos que nos unir..e nos apoiar....
Todos nós queremos o mesmo..então porque somente alguns vão atras?!

A TERAPIA OCUPACIONAL é muito importante para ser deixada de lado.
Eu acredito na minha profissão....sei do que ela é capaz!


Pense no que você faz, para depois criticar o que foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger
 
BlogBlogs.Com.Br